Todas as ideias geniais pareceram estúpidas à partida.

17.6.10

♥ Imagens

Hoje chegou finalmente a minha carta de condução com o novo sobrenome de casada. Olhei para ela como quem olha para algo banal e que já deixou de ser novidade há muito tempo. A verdade é que descobri que nao sou a única portuguesa no estrangeiro que se casa e adia ir tratar de actualizar a carta de condução até... até 'lhe dar jeito' ou 'se lembrar disso.' Conheço até quem ainda nao tenha actualizado o BI (pois aqui a nossa querida Embaixada só trata de BIs) e também ainda nao tenha cartao de cidadao. Acho que nós estrangeiros habituamo-nos com os anos a ser pessoas muito práticas e o que não tem repercursões legais passa a nao ser urgente. Portugal nunca deu qualquer apoio aos portugueses no estrangeiro, so fuck'em.

Mas finalmente chegou, enviada por familiares, claro (PT nao envia documentos para as Embaixadas) e até me intrigou olhar para a foto. Quando a tirei parecia mais ou menos aceitável, até onde fotos tipo-passe podem ir, mas alguém a colocou meio inclinada e aquele preto sujo esborratado faz-me parecer ter mais 20 anos em cima.

Fico sempre intrigada quando me vejo nalguma foto em que pareço muito mais velha, sobretudo porque eu e as fotos é sempre uma surpresa. Geralmente pareço muito mais nova do que sou, a 3/4 pareço modelo e geralmente quando estou totalmente de lado e pensativa pareço ter mais de 50 anos.

É interessante ver como todos os acessórios mudaram radicalmente de aspecto. Tudo o que era divertido, giro, novo, parece adereço de antigamente. Lembro-me que estava com um sorriso na versao a cores e nesta até pareço séria. O sorriso transformou-se num gesto desconfortavel de quem espera pelo dia de amanhã em total aborrecimento.

Tem piada. Tem piada como não são só as palavras que podem ser mal interpretadas, as fotos também. O nosso mundo está cheio de coisas assim, num momento uma coisa, no momento seguinte outra completamente diferente. A imagem que eu tenho do mundo será sempre ligeiramente diferente da do meu vizinho do lado. Nao interessa a quantidade de vezes que eu me sente numa cadeira diferente ou pose para a foto de frente, a 3/4 ou a ir embora... nao interessa o ângulo, haverá sempre alguém que nao acredite que eu tenha mais de 30 anos e outro alguém que era capaz de jurar que hoje viu sentada no banco de jardim uma senhora idosa madura a apanhar Sol e a ler um livro, com a sua netinha a correr á sua volta.


♥ Matilda | matilda.writing@gmail.com