Todas as ideias geniais pareceram estúpidas à partida.

Contra o quê?


Update
O sarcasmo e o cinismo são variações de ironia.

Ironia: dizer o contrário do que realmente se pensa.
Sarcasmo: dizer o contrário do que realmente se pensa, gozando com alguém ou sobre alguém.
Cinismo: dizer o contário do que realmente se pensa, fingindo que se fala a verdade.

Apartir de hoje este blog é, oficialmente, contra a ironia.
Achei que a ideia não seria original pois é comum dizer-se que já tudo neste mundo foi inventado, que tudo o que possamos dizer é apenas uma repetição do que já foi dito.

Pesquisei por um logotipo contra a ironia. Não encontrei. Será disparate? Sempre achei que as ideias outside-the-box parecem sempre um disparate ás primeiras pessoas que as ouvem. Procurei por um blog que falasse sobre este problema de uma forma tão directa, tão nua e tão crua, que se atreve-se a chamar este vírus pelo seu primeiro nome.
Não encontrei.

Por isso aí fica a ideia em forma de uma logotipo do mais simples que pode haver. Por aqui É PROIBIDO o comentário irónico. Podem linkar, roubar, clonar ou até mesmo fazer o vosso próprio logotipo a favor da ironia. E porque não? O que interessa é pormo-nos todos a pensar sobre isto.

Será que a ironia é uma forma engraçada e inocente de se dizer uma piada? Será que a ironia é importante para que se mantenha um bom ambiente de conversação entre todos? Será que a ironia é dizer com doçura as coisas menos boas que temos para dizer a alguém?

Eu acho que não. Acredito que a ironia seja como uma teia de aranha, onde quanto mais a usas mais te enrolas e chegas a um ponto que já a usas há tanto tempo, para lá e para cá, como num jogo de tennis, atirando postas de pescada podre, para lá e para cá... que quando damos por isso tudo o que tens escrito é como pastilha elástica: de tanto a mastigares já não sabe a nada. Deve ser frustrante.

Passaste a rematar as tuas frases com smiles, sem estares sequer a sorrir. Habituaste-te a enviar beijinhos, ás pessoas que te repugnaria beijar. Entregas abraços a quem nem sonhas tocar. E no final do dia criaste um nick que é apenas a imagem frustrada do que gostarias de ser um dia, sem nunca o seres. Nem aqui, nem na vida lá fora. Deve ser frustrante.

Aproximas-te cada vez mais de um maniaco-depressivo com dupla múltipla personalidade. Porque aqui andas? Porque comentas? Pensas várias vezes deixar de comentar. Tens vergonha de confessar que já caíste na tentação de comentar em anónimo. Sentes-te cada vez mais só de cada vez que fazes login, mais resignado á opacidade das pessoas, das palavras, dos temas. Deve ser frustrante.

Tens uma solução. Diz não á ironia. Começa hoje a ser honesto, 100% tu - quando pensas por um segundo nisto até te sabe bem a ideia. Lembra-te que vai ser dificil retirar todo esse lixo de manias que acumulaste, mas devagarinho consegues. E o melhor de tudo é que vai-te saber bem esquecer os smiles, os beijinhos e os abracinhos que nunca quiseste enviar. Mandar á merda as frases 'de bem'. Escrever o que pensas. E sabe tao bem...

E o melhor de tudo: vais descobrir que consegues ser honesto sem ofender, sem magoar, sem humilhar. Porque se todos começarmos a não ter medo de escrever de forma honesta, preto no branco, sem mensagens nas 'entrelinhas', vais-te sentir livre para seres quem és sem seres julgado, sem ninguém para te interpretar no pior dos sentidos. Imagina um mundo assim...

Se não sabes como começar, podes começar aqui mesmo.

Este blog é contra a ironia. Aqui respira-se a pulmão cheio e grita-se quando se tem vontade. Gente que sabe brincar sem rede de salvação, que troca a escolhas das melhores palavras por algo bem mais nu e cru. Por algo bem mais pessoal: a verdade, a opiniao, a troca de ideias saudáveis. Gente que não tem medo de ser como é por dentro, de partilhar informação, de se expor. Afinal para que te serve um nick se continuas com medo de escreveres quem és?

Que os nossos nicks nos deixem essa janela aberta para ser quem realmente somos e não a imagem ridícula de quem gostavamos de ser.

Ainda te parece impossível?
Quando eramos crianças não sabiamos o que era falar com ironia,
e eramos felizes.

♥ Matilda | matilda.writing@gmail.com